terça-feira, dezembro 02, 2003

as propinas... essas malucas!

como bom estudante universitário tenho opinião sobre as propinas, e como blogger (reparem que agora já não usei o adjectivo), já que tenho opinião, vou partilhá-la.
eu até não sou contra o pagamento de propinas, porque não vivemos em nenhum emirado árabe, em que se dermos um pontapé numa pedra e a dessenterrarmos começa a jorrar petróleo, e cujo dinheiro da sua venda aos grandes consumidores possar ser canalizado para ensino gratuito, totalmente gratuito, com oferta dos livros e sistema d saúde público de qualidade e também gratuito, pronto todo aquilo que é suposto existir nos paí­ses ocidentais e que nós sabemos que não passa duma utopia!
ponto acente que não é possí­vel o ensino superior ser gratuito, faz sentido que quem usufrui dele ajude a custeá-lo! e reparem que eu digo ajude a custeá-lo não digo o pague totalmente!
e como ajuda os 852 € que foram instituídos como propina máxima nem me parecem muito descabidos, porque eu ao longo do meu curso, uma licenciatura em Engenharia do Ambiemte, dou despesas à minha faculdade, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, com esse valor!
para quem não tenha percebido à primeira, a ideia da frase anterior é que durante os 5 anos que é suposto durrar a licenciatura a faculdade tem em despessas comigo (material para laboratório, desgaste das mesas e cadeiras das salas onde eu tenha aulas, esse tipo de coisas) uma conta de valor aproximada de 852 €!) agora daí até pagar todos os anos 852 € e ainda pagar as inscrições nos exames e nas aulas prácticas de muitas das cadeiras acho despropositado! e como eu a maior parte dos alunos de cursos de engenharia dão realmente despessas ás faculdades e devem pagá-las, não totalmente mas parte delas, agora alguém me explica onde é que um aluno dum curso de direito dá à sua faculdade ao longo do seu curso despesas na ordem dos 852 €? quanto mais, e outra vez, 852 € anuais!
propinas sim, porque sem elas não conseguimos ter um ensino superior com qualidade aceitável, nem com quanto mais sem, mas propinas adquadas a cada curso e aos encargos que o curso proporciona!