quinta-feira, janeiro 29, 2004

Hipotequemos o nosso futuro..

Foi com grande tristeza que ouvi hoje na rádio que o nosso magnífico governo, ou não, tomou novas medidas para hipotecar ainda mais o nosso futuro.. Em 2007 vai deixar de existir concurso nacional de ingresso no ensino superior.. Desiludido? Não, já nada que este governo faça me pode desiludir ainda mais.. Segundo o ministro, com esta medida irão acabar os numeros claúsulos.. Pudera.. Imaginem um rapaz que vem de uma santa terrinha no distrito de Trás-os-Montes e que se quer candidatar à FCT, ao IST e a uma qualquer faculdade no Algarve. Esse rapaz vai ter agora que fazer exames de candidatura em cada uma dessas faculdades.. É claro que nem toda a gente tem capacidade económica para fazer isso.
Com estas medidas estamos a caminhar a passos largos para uma elitização do ensino superior.. É verdade que não são precisos só quadros superiores mas também é verdade que se assiste a um descrédito e desinvestimento do ensino profissional como alternativa.
Se o ensino secundário já está ao abandono sendo poucos os professores que ainda se preocupam efectivamente em ensinar, abençoados sejam esses professores, imaginem agora o que será se não existirem metas e exames nacionais? Se já há professores que não cumprem os programas agora é que já não há controle..
É triste ver o caminho que se estende à nossa frente..