domingo, fevereiro 01, 2004

O futebol como espelho:

O futebol português é o reflexo do país "himself" (e não "itself" pois apesar de tudo mantenho algum respeito)! Basta observar os recentes acontecimentos:

Perante desgraças (Fehér) obtemos reacções positivas (condolencia a nível nacional), reacções excessivas (a condolencia, a dada altura, tornou-se rídicula! Basta ver a minha caixa de e-mails e o conteúdo das mensagens), reacções de necrófagos (todas as estações de TeleVIsão que usaram e abusaram das imagens trágicas em prol dum aumento de audiencias), e reacções que se podem classificar como estúpidas ou impensadas (como o comentário de José Mourinho, que "dava uma vitória pela vida de Fehér")... Ora que sucede aquando de uma desgraça a nível nacional? Imaginemos que o edificio dos Jerónimos abate! Exactamente! Muitos sofrem e contribuem com sua sincera solidariedade (contribuem com ajuda para os eventuais feridos e na reconstrução do edifício), outros há que sofrem como se a desgraça fosse pessoal (até com o sofrimento são avarentos, choram e nada fazem uma vez que se sentem confortáveis enquanto consolados pelos idiotas que nas lágrimas de crocodilo acreditam), uns quantos aproveitam-se da situação (desde saqueadores dos destroços até aos ladrões de gravata que tentam sugar seguradoras e estado até ao tutano em indemenizações), e os tantos restantes farão comentários estúpidos como "o edifício já era velho,naturalmente cedeu" ou "a culpa é do Estado que não verificou a segurança da obra" e arrisco com "deviam processar o arquitecto e os engenheiros envolvidos na obra"!

Quanto ao jogo FCP Vs SCP o mesmo se passa: Um lance em que um jogador se lesiona de forma violenta; a atenção e fair play dos jogadores adversários; o despreso maquiavélico dos colegas de equipa do injuriado que se aproveitam da situação para avançar para a baliza; e finalmente a raiva compreensivel do adversário que faz uma entrada em carga de ombro (não faltosa mas agressiva) transformada em grande penalidade! Nem para os colegas são bons! A sociedade portuguesa? O mesmo! Uma falta de civismo dificil de classificar ou quantificar, todos se espezinham (quais "Maquiavéis" insaciáveis) até atingirem seus fúteis objectivos! Que lapso somos na evolução da civilização humana! Quem já visitou outros países sabe do que falo! Pensar que há cidades enormes sem uma beata no passeio e onde todos têem um sorriso para dar ou um obrigado para acenar! Pensar que há cidades onde se passa um jogo de futebol inteiro sem que o árbitro tenha de gastar o seu fôlego para assinalar, de um silvo, mais uma falta!