segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Quote from Expresso Online (na lista de links),

Ministro fecha 2194 escolas


ATÉ 2007 o Ministério da Educação vai fechar 2194 escolas primárias que estão a funcionar com menos de 11 alunos. Neste ano lectivo, 68 escolas têm apenas um estudante. Nos recreios estas crianças têm a professora por companhia ou inventam brincadeiras que não exijam mais do que um jogador. »

End quote.

É só impressão minha ou isto é um pouco como a solução de George Bush para os incêndios!? A educação em Portugal caminha a largos passos para o autodidactismo... O que pode não ser bom já que para divergentes nos bastam as (fracas) ideias e opiniões! Imaginem uma sociedade com conhecimentos divergentes mal fundamentados... Sim sim, imaginem lá Portugal, não custa nada...

Depois admiram-se que temos a maior taxa de anafalbetismo da Europa... "Então porque não aprendeste a ler?" - "Porque a minha escola so tinha 11 alunos, então o Ministro encerrou-a para poupar uns trocos e eu fiquei analfabeto, já que não tinha meios para ir todos os dias até à aldeia mais próxima!"

É um pouco como a questão dos hospitais... Em certas localidades, para ir ao hospital não basta meter baixa! É melhor meter ferias mesmo, uma vez que o hospital mais próximo é no estrangeiro (se é que ainda podemos chamar à Espanha de estrangeiro)! Com sorte ficamos por lá internados, sempre somos mais bem tratados e não somos obrigados a gesticular aos médicos Ucrânianos já que os Espanhois, quando querem, e só quando querem, até entendem o que nós dizemos... "AAAAAI Shô dotor doimas costas e o lombo todo até aqui às custuletas! E ando com umas pontadas nas entremeadas que nem lhe digo nada!" - "Mira no entiendo lo que dices! Habla mi idioma bale!?" - "Oh Shô dotor eu dôlhe 50€ por fora se me fizer passar as dores!" - "Oh! Mira que é para já! Tome estes comprimidinhos, um por la noche e outro quando acordar! Bota pra cá que sugar Tugas é mel!!"