sábado, fevereiro 07, 2004

Rewind:
(O post que ontem escrevi relativamente à minha última aula de condução era algo deste género)

Tive o meu primeiro diálogo com o instrutor, derivado da seguinte situação:
Em aproximação a uma passagem de peões abrando como manda a regra, mas como não vejo ninguém levanto o pé do travão... Já em cima da passadeira, uma pedestre salta de trás de um veículo mal estacionado (a menos de 3 metros antes da passadeira em questão), pelo que sou obrigado a travar a fundo. Apesar da travagem de "emergencia", pela primeira vez o instrutor não me repreendeu! Quando comentei "Pois assim torna-se difícil! Aquele gajo alí parado..." ao que ele respondeu "Pois... Mas tens de contar com isso! Não digo que não tenhas razão mas tens de contar com isso!"



Isto soa muito a sentimento "naiv" mas odeio o facto de ter de ser extra cauteloso em prol da falta de civismo dos outros, que nas mais variadas situações põem em risco a integridade de terceiros sem qualquer preocupação! Sem escrupulos...


Mais tarde, numa rua estreita, outra pedestre (que parecia viajar no mundo da lua) começa a atravessar a rua a meio desta (quando tinha uma passagem de peões 5 metros antes e outra 5 metros depois do local em que atravessou), sem sequer observar primeiro se haviam carros! Obvio que como sou eu quem conduz, o azar bate a porta e a pedestre também! Quando desceu do passeio deu-me uma traulitada no retrovisor... Travar não adiantou como é evidente... Enfim, nada de grave uma vez que a senhora seguiu o seu caminho...

Deste modo devem imaginar o quão ansioso estou por ter carta e um carro nas mãos! E assumir as resposabilidades que estes últimos acarretam, somada à responsabilidade pela integridade de terceiros (dentro e fora do veículo)... Terceiros estes (principalmente os que se encontram fora do veículo), graças à falta de educação dos quais terei de ter uma atenção redobrada...

Porque raio é que tenho esta terrível mania de assumir a asneira que faço e arcar com as minhas responsabilidades? Porque raio teimo em não ser um comum Português?