quarta-feira, setembro 08, 2004

Trip to Thailand - Diário de Bordo - John Gray's Sea Canoe

Mr. John Gray é um homem com quase dois metros de altura... Uma estrutura forte, coberta de pêlos grisalhos (incluindo sua farta barba e longo cabelo, este último preso num grosseiro rabo de cavalo)... Em poucas palavras: um homem imponente! Para lá do aspecto físico encontramos uma pessoa extraordinariamente divertida e culta!

Natural do Hawai'i, costumava trabalhar numa companhia de recursos humanos até ao dia em que decidiu largar tudo e dedicar a sua vida à exploração de verdadeiros pedaços de paraíso perdidos na Terra! Entre outros conta-se a belíssima Tailândia, onde John se estableceu à 15 anos e onde registou a primeira patente de um Tour turistico intitulado "John Gray's Sea Canoe", que desde à década e meia é o seu ganha pão (e diga-se de passagem, uma vida invejável de tão espantosa e apaixonante)!

O Tour de John Gray é digno de cinco estrelas. Em primeiro lugar, desde o primeiro momento em que subimos a bordo do barco de tons de verde, entramos não só em contacto mas também em sintonia com o ambiente divertido criado pela tripulação! Este facto deve-se possívelmente ao facto de, no Tour que frequentei, ter tido a sorte de ter o próprio John Gray a bordo, o que deve fomentar a boa disposição e uma relação excepcional por parte da restante tripulação (os ordenados na Tailândia são baixos, if you know what I mean)!

Ao longo das várias saídas de canoa, foram-me/nos transmitidas informações que são mais que conhecimentos, são a partilha de uma verdadeira paixão que todos os guias nutrem pela Tainlância, pela natureza e pelo mar! Um amor incondicional! Mas a postura unânimemente assumida é a de respeito perante os animais, plantas e afins que encontramos nas paradisíacas lagoas, cavadas pelo mar ao longo do tempo, no interior de enormes penhascos e colossais rochedos que formam as mais de quatrocentas ilhas da Tailândia! Sinuosas cavernas (onde por vezes a única forma de evitar as aguçadas rochas e estalactites é mater o corpo na horizontal, deitado na canoa) são os únicos acessos às lagoas internas! Já no interior dos penhascos, podemos observar fauna e flora variadas como o fabuloso plâncton biofluorescente, ostras, répteis variados, algas luminescentes, morcegos e águias marinhas.

O Tour de John Gray é mais que um simples Tour turistico, é uma homenagem à beleza natural da Tailandia!