terça-feira, fevereiro 24, 2004

Manchei a toalha...

Pela manhã, enquanto bebo o cafézinho, chega-me juntamente com o pão fresco o jornal A Capital... Em letras garrafais, e passo a citar: "Taxistas do Aeroporto vão ter código de conduta" (...) Páginas 3 e 4... Avancei até às referidas páginas onde comecei a ler, em primeiro lugar, as letras grandes, como qualquer comum mortal!

Quote from A Capital,

«um qualquer taxista» dixit: "Aqui há muitos "lobbies" instalados, nada vai mudar. De uma forma ou de outra, há sempre alguém que mete a mão ao bolso."

end quote.

Pois... Era porreirissimo se começassem a meter a mão ao bolso, queria dizer que iam tirar qualquer coisa para dar ou para usar (estilo, o isqueiro...)! A menos que o dito «qualquer taxista» quisesse usar a expressão "mete dinheiro ao bolso"... Nesse caso já faz mais sentido, repondo a verosimilhança da frase...


Mas foi ao ler o seguinte que o café me saiu pelo nariz e manchei a dita toalha:

Quote from A Capital (e já nas letras pequeninas),

Carlos Ramos, presidente da FPT (seja lá isso o que for) dixit: "O objectivo é que os taxistas cumpram a lei, que desempenhem a profissão com urbanidade e correcção com os clientes de forma mais respeitosa."

end quote.

Ao que o «qualquer taxista» responde berrando pela janela: "Eh badalhoca! É só rabo! Com esse corpo fazia-te um vestido de saliva!"

No final da notícia podemos consultar a seguinte lista:

Quote from A Capital,

"COMO UM TAXISTA SE DEVE COMPORTAR QUANDO ESTÁ EM SERVIÇO

(...Haviam aqui umas coisas escritas mas que não interessam...) Os requisitos de acesso ao CAP (Certificados de Aptidão Profissional) são:

1.1- Idade compreendida entre os 18 e os 65 anos;
1.2- Domínio da língua portuguesa;
1.3- Carta de condução (categoria B);
1.4- Escolaridade mínima obrigatória;
1.5- Não ter sido condenado em pena de prisão igual ou superior a três anos, salvo reabilitação ou a pena ter sido cumprida há mais de três anos.
(... haviam mais pontos ...)

end quote.

Bem... Domínio da língua portuguesa... Isto deve implicar um curso de calão, homologado pela faculdade de letras! quanto a "Não ter sido condenado em pena de prisão igual ou superior a três anos, salvo reabilitação ou a pena ter sido cumprida há mais de três anos." fico na dúvida: Será uma restrição ou um requisito!?